terça-feira, novembro 20

O QUE É A ALMA?




Como o cervo brama pelas correntes das águas, assim suspira a minha Alma por ti ó Deus! Salmo 42:1


Estava lendo esse lindo salmo de Davi, e como é profundo esse salmo, quando estamos dispostos a servir a Deus como Davi, que era um adorador por excelência, nossa Alma sente profundamente esse prazer, apesar de nesse salmo Davi está profundamente angustiado, o que Ele mais queria naquele momento era a presença de Deus.

Por que sabia que só Deus mudaria tudo e só Ele era capaz de ter misericórdia, então Davi continua: “Por que está abatida, ó minha Alma, e por que te perturbas em mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei na salvação da sua presença”. Salmo 42:5, ele sabia que o seu louvor seria de vitória.

Mas, O QUE É A ALMA? A palavra quer dizer geralmente a “substância incorpórea, imaterial, invisível, criada por Deus á sua semelhança, fonte e motor de todos os atos humanos, é a parte imortal do homem em contraste ao corpo”.

Alma na verdade é a região das emoções e uma alma abatida ou perturbada, tem o dom de fazer-nos perder as maiores e melhores oportunidades de nossa vida. Inclusive a própria salvação, por erros que poderíamos evitar se tivéssemos realmente com nossa Alma voltada para Deus, obedecendo e principalmente esperando Nele.

Temos que saber esperar em Deus, e vamos ser sinceros na maioria das vezes é difícil. Somos seres falíveis, temos os nossos sentidos: Tato, olfato, paladar, audição e visão, destes, a visão é a maior responsável pelas prisões pessoais interior e exterior. Um exemplo é que ninguém dá uma opinião sobre um fato sem tê-lo visto. Os olhos nos fazem pecar e até cair, e aí, a prisão está feita.

Mas Davi sabia onde buscar refúgio, independente dos erros ele sabia que Deus aliviaria sua Alma e disse com um coração de profundo adorador: “Contudo, o Senhor mandará de dia a sua misericórdia, e de noite a sua canção estará comigo: a oração ao Deus da minha vida”. Não consigo ler esse salmo se me emocionar sem sentir Deus!

Estamos nesse mundo, mas não pertencemos a Ele a nossa Alma pertence ao Rei dos Reis e Senhor dos Senhores, Ele é dono da sua Alma então não permita que ela se contamine com o que não convém, espere confie em Deus se entregue, coloque a sua vida a disposição daquele que pagou o maior preço por você, e saiba que se sua Alma estiver abatida, Deus a curará para que como Davi você possa louva-lo, todos os dias, com amor e excelência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário